Como montar uma loja de açaí

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Loja de Açaí é um ponto de venda do creme feito com a polpa de açaí, fruta roxa, semelhante à jabuticaba, retirada em cachos da palmeira conhecida como açaizeiro.

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Como montar uma loja de açaí

Loja de Açaí é um ponto de venda do creme feito com a polpa de açaí, fruta roxa, semelhante à jabuticaba, retirada em cachos da palmeira conhecida como açaizeiro.

O uso e consumo de derivados da fruta originária da região norte do Brasil virou mania entre os praticantes de atividades físicas porque vale por uma refeição. Rica em minerais e vitaminas, é também muito calórica e deve ser evitada pelos sedentários. É um ótimo repositor de perdas energéticas, por isso é mais indicado para consumo depois de atividades físicas.

Este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso.

Segundo dados da Embrapa, a movimentação da indústria de extrativismo e comercialização da “superfruta” — como também é chamado o açaí — tem como resultado anual mais de R$ 40 milhões em receitas.

O consumo de açaí aumenta a cada ano em 15%, e estima-se que apenas na capital do Pará, Belém, que é um dos maiores produtores da fruta, se consuma cerca de 300 mil toneladas anualmente.

Caminhos do açaí:

Pará produz 95% da produção do Brasil, fruto movimenta US$ 1,5 bi e São Paulo é o principal destino no país.

Produtor de 95% do açaí no Brasil, o Pará possui quase 50 empresas que comercializam o fruto para outros estados, o que representa mais de 1,2 milhão de toneladas do fruto. Esse montante chega a injetar na economia paraense algo em torno de US$ 1,5 bilhão, porém, esse valor é equivalente a apenas 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

A conta escalonada funciona da seguinte forma: do total produzido no estado, 60% fica no Pará, 35% segue para outras regiões do país e 5% vai diretamente para o exterior, principalmente para os Estados Unidos. O segundo maior produtor do fruto é o Amazonas (AM), com 52 mil toneladas, seguido por Roraima (RR), com apenas 3,5 mil toneladas, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar do Pará e os demais estados do Norte estarem na mesma zona climática e possuírem terrenos semelhantes, a alta demanda de chuvas é um diferencial em favor dos paraenses no aspecto da produtividade do açaí. "O que nos diferencia é a alta pluviosidade. Apesar de outros estados serem muito úmidos também, aqui a chuva é mais intensa. Além disso, aqui também faz sol o ano inteiro. O açaí precisa justamente disso: sol e muita água”,

Quando se fala em venda do açaí,  o fruto propriamente dito não é comercializado, ou seja, o caroço que tradicionalmente é visualizado nas esquinas paraenses após ser batido na máquina e vendido in natura para consumo como refeição ou sobremesa. “O que chega a outras regiões é a polpa e, a partir disso, são feitos os mais diversos beneficiamentos”, relata.

Caminhos do açaí: Estados Unidos consomem 40% da exportação paraense; mercado na Europa é tímido e fruto movimenta US$ 17 milhões em dois anos

Mercado Consumidor de AÇAI

Caminhos do açaí: Estados Unidos consomem 40% da exportação paraense; mercado na Europa é tímido e fruto movimenta US$ 17 milhões em dois anos.

Em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, respectivamente os principais consumidores de açaí depois do Pará, é comum visualizar o consumo com grãos e frutasem todo o País. “Antigamente nós comprávamos açaí em lanchonetes. Hoje em dia existem algumas lojas especializadas na venda do fruto, onde você customiza o seu açaí com outros produtos”,

Em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, respectivamente os principais consumidores de açaí depois do Pará, é comum visualizar o consumo com grãos e frutas. “Antigamente nós comprávamos açaí em lanchonetes. Hoje em dia existem algumas lojas especializadas na venda do fruto, onde você customiza o seu açaí com outros produtos”,

Mercado Concorrente de AÇAI

Este modelo de negócio tem despertado interesse de quem quer empreender, devido ao rápido retorno. Tanto as barreiras de entrada como a de saída são baixas, porém é preciso ficar atento, pois esse ambiente pode chamar a atenção de muitos empreendedores e a concorrência precisa ser identificada e prevista na hora de montar seu negócio.

O empresário de uma loja de açaí compete não somente com a concorrência direta, mas também com outros tipos de estabelecimentos: bares, lanchonetes, sorveterias disputando a preferência dos consumidores.

Com a concorrência direta, o empresário irá disputar, além da preferência dos consumidores, os melhores pontos públicos e privados. Por isso, quem atua no ramo, e deseja investir em uma loja de açaí, precisa se aperfeiçoar, pois enfrenta muita competição.

Mercado Fornecedor de AÇAI

A relação com o mercado fornecedor também deve se basear na sustentabilidade. Podem-se priorizar fornecedores locais como organizações regionais e cooperativas para que a economia da região seja beneficiada com as atividades da empresa, uma prática socialmente justa. Da mesma forma, a preocupação com o meio ambiente também deve ser levada em consideração a partir da escolha por empresas, cujas políticas e diretrizes sociais e ambientais estejam alinhadas com as suas, não sendo somente informações para autovalorização da marca. A questão da sustentabilidade econômica também deve ser observada nas negociações com os fornecedores.

Fatores que devem ser analisados para a escolha de um fornecedor:

·        Distância física;

·        Referências;

·        Custo do frete;

·        Qualidade;

·        Capacidade de fornecimento;

·        Preço;

·        Prazo;

·        Forma de pagamento e de entrega.

Assim resumidamente podemos destacar as seguintes oportunidades e ameaças:

Oportunidades

·        Retorno do crescimento do mercado;

·        Investimento em entretenimento;

·        Qualidade dos fornecedores da matéria-prima;

·        Diferenciação pelos serviços.

Ameaças

·        Instabilidade econômica e política no país;

·        Baixas barreiras de entrada no mercado;

·        Concorrência acirrada e agressiva.

MERCADO DE AÇAÍ: UMA TENDÊNCIA!

O açaí é uma fruta originária da região norte do país e por esse motivo, durante longos anos, teve seu consumo restrito a essa área. Contudo, esse cenário começou a mudar, quando no final da década de 90, a polpa da fruta passou a ser congelada e comercializada no mercado nacional e internacional. Desde então, o açaí ganhou status e fama, por suas propriedades antioxidantes, por seu alto teor energético e também devido à presença da chamada “gordura boa” em sua composição.

Essas qualidades foram suficientes para estimular o consumo da fruta, especialmente como sobremesa gelada, e ainda para assegurar a expansão do mercado que há anos não para de crescer! Confira!

OS DADOS DO MERCADO DO AÇAÍ

O mercado do açaí é extremamente promissor e lucrativo, movimentando milhões de reais, tanto com o consumo interno, como também com as exportações para países como EUA, Japão e Austrália.

Segundo dados da Embrapa, a movimentação da indústria de extrativismo e comercialização da “superfruta” — como também é chamado o açaí — tem como resultado anual mais de R$ 40 milhões em receitas. O consumo de açaí aumenta a cada ano em 15%, e estima-se que apenas na capital do Pará, Belém, que é um dos maiores produtores da fruta, se consuma cerca de 300 mil toneladas anualmente.

O setor de franquias do ramo de alimentação cresceu consideravelmente no segundo semestre de 2017, especialmente as franquias de açaí, cujos números são espantosos — crescimento de muito nos últimos quatro anos — para o período de crise que o país está passando.

Diante desses dados, está evidente que investir em açaí pode ser uma maneira fantástica de ter um retorno rápido em seu novo negócio.

A COMERCIALIZAÇÃO DO PRODUTO AÇAI

O produto é comercializado “in natura” nos locais de produção e cultivo, porém, nas demais regiões, é comum que a venda da fruta se baseie em alimentos derivados de sua polpa congelada.

Existe um tipo de açaí para cada paladar, já que ele pode ser servido como uma espécie de frozen iogurte, com vários toppings agregados, como granola, tapioca, mel, biscoitos etc.

Outra possibilidade é vendê-lo como sorvete ou como polpa congelada.

AS CARACTERÍSTICAS DE UM BOM AÇAÍ

A verdadeira cor do açaí é vinho escuro, portanto, apenas nessa tonalidade é que se está diante do açaí puro e natural. Se o produto apresentar um tom de roxo mais claro, com grânulos ou cristais de gelo, muito provavelmente a fruta foi misturada com outros ingredientes.

A textura da polpa deve ser consistente, uniforme e lisa como uma massa homogênea. Isso significa que a presença de grumos e uma sensação aerada no paladar indicam que açaí não se encontra em seu estado puro.

AS CAMPANHAS DE VENDAS PARA ATRAIR CLIENTES de Açai

Em razão das propriedades da fruta serem altamente benéficas para a saúde, com grande potencial energético e antioxidante, vale a pena investir nesses atributos para fazer campanhas de vendas atrativas que enalteçam essas qualidades.

Os canais que podem ser usados para divulgar a loja são: panfletagem nos arredores do estabelecimento, ações de engajamento nas redes sociais, implementação de cartão fidelidade, parcerias com estabelecimentos vizinhos etc. Essas podem ser excelentes ideias para você se destacar da concorrência.

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